Teste Velocidade

Aqui você pode encontrar os links para os testadores de velocidade recomendados pela ANATEL para aferição de sua banda larga.

Para efetuar os testes você deve estar apenas com um computador conectado na rede, com o cabo conectado diretamente em seu computador, retirando o cabo que é ligado no roteador e ligando o POE (Radio) ou ONU (Fibra) direto no computador, em hipótese alguma pode ser utilizado rede WIFI ou ROTEADOR neste teste, dessa forma não sofrerá com o compartilhamento da velocidade com outros dispositivos, computadores; telefones; tablet ou qualquer equipamento que use a internet.

Testador fornecido pelo núcleo de informação e coordenação do ponto br (NIC.BR)
http://simet.nic.br

Testador oferecido pela Empresa Aferidora de Qualidade de Banda Larga (EAQ)
http://www.brasilbandalarga.com.br

Demais testadores não são informados pelos órgãos responsáveis por tal medição de qualidade e pela própria agencia de telecomunicações, o que não garante se as informações ou os testes tem garantia e mostram a real informação de sua conexão.

Para os testes acima é necessário que o seu computador esteja com java instalado e atualizado, quando o teste for executado será solicitada permissão para a execução do java, você deve autorizar.

Download do Java:
https://www.java.com/pt_BR/download/

Também pode ser utilizada a forma de teste com download de arquivos grandes, hospedados em grandes empresas para que exista largura de banda suficiente para atingir sua velocidade ou podem ser abertos vários download diferentes para que somando-se todos a taxa de transferência seja a contratado pelo seu plano.

http://mirror.globo.com/centos/7/isos/x86_64/

Faça download de todos os arquivos com final .ISO, verifique a taxa de transferência, para saber o plano contratado some todos os download e multiplique pelo número 8, logo um plano de 1Mbps terá uma taxa aproximada de 128KBps que multiplicado por 8 tem o valor de 1024Kbps ou 1Mbps.